Apresente sua equipe

Você trabalha com uma equipe incrível? Naturalmente, vai querer apresentá-los aos seus visitantes.

Adicione uma descrição.

Mariza Ferro

Professora e pesquisadora do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense.

Idealizadora e coordenadora do Núcleo de Referência em Inteligência Artificial Ética e Confiável. Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2004). Obteve experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Programação Lógica Indutiva e Mineração de Dados. Fez seu Pós-doutoramento pelo projeto High Performance Computing for Energy (Programa Horizon 2020 UE-Brasil) . Seus principais interesses de pesquisa estão no uso da IA para o bem estar social, IA Verde, Aprendizado.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4073806576367509 Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8588-3548 


Gilberto Martins de Almeida

Advogado, com Graduação na PUC/RJ (1983) e Mestrado em Direito Econômico na USP (2000)

Fez cursos de aprimoramento em Harvard, no MIT e em outras instituições. Foi executivo jurídico na IBM (1984-1996), no Brasil e nos EUA. É professor de Direito da Informática e da Internet na PUC/RJ desde 1996. Professor convidado e palestrante na FGV/RJ, OAB/SP, OAB/RJ, EMERJ, UFRJ, UERJ, IBMEC, COPPEAD. Professor convidado e palestrante em universidades e instituições na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Uruguai, África do Sul, Jamaica. Consultor sobre legislação da Internet para distintas áreas da ONU (UNCITRAL, UIT, UNODC, OMPI, UNDESA). Foi Consultor do Conselho da Europa e do Mercosul. É membro do Conselho Consultivo de institutos na Alemanha e na França. Foi membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Direito da Informática – ABDI, do Instituto Brasileiro de Direito e Defesa do Consumidor – BRASILCON e da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Autor de numerosos artigos em publicações no Brasil e no exterior (EUA, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Argentina, Colômbia). Colaborador na elaboração de distintas leis no Brasil (Lei do Software, Código do Consumidor, Lei do Marco Civil da Internet). Consultor da ONU para elaboração de leis para a Internet em diversos países da região do CARICOM. Instrutor de cursos para empresas de treinamento e de workshops in-company para empresas (Xerox, Halliburton, Petrobrás e outras). Formação em mediação pelo MEDIARE. Membro do painel de mediadores e de árbitros da FGV, CBMA, MEDIARE, e Ministério da Cultura. Fundador do Instituto Direito e Tecnologia – IDTEC. Foi responsável pelo programa de Ética Comercial da IBM no Brasil. Palestrante e instrutor de cursos e workshops de Ética e de Compliance em seminários privados e em empresas (EMBRAER, MÓDULO). Autor de artigos sobre uso de Inteligência Artificial em conexão com temas de Proteção de Dados Pessoais, Cibernética no Poder Público, e Mediação, publicados em livros e em periódicos institucionais. Co-Coordenador do Núcleo de Referência em Inteligência Ética e Confiável.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8842193288486001
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gilberto-martins-de-almeida-25695116/


Alexandre da Silva Costa

Professor adjunto do Núcleo de Bioética da Universidade Federal do Rio de Janeiro

tem graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), graduação em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em bioética e filosofia da Mente, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética clínica, Ética e IA, Tomada de Decisão em Fim de vida, Teoria dos Funcionamentos de DIAS, Teorias de Justiça Distributiva. Substituto Eventual da Direção do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (NUBEA) da UFRJ. Coordenador do PPGBIOS-UFRJ e Coordenador Geral em exercício do PPGBIOS ORCID:https://orcid.org/0000-0002-7630-3302 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7302053976916183


Aline Paes

Professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista de Produtividade PQ-2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ

No IC/UFF, lidera o grupo de pesquisa MeLLL-UFF (Machine Learning and Language Learning), é colaboradora dos laboratórios LABESI, PROGraf, MediaLab, LMDC e AddLabs e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação (nível 6 da CAPES). É mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela COPPE-Sistemas, UFRJ, com doutorado sanduíche por um ano no Departamento de Computação do Imperial College London, UK. Atua na área de Inteligência Artificial, com interesses e contribuições nos seguintes temas: aprendizado de máquina relacional, integrado a técnicas neurais, estatísticas e lógicas, aprendizado de representações para processamento de língua natural, atualização e adaptação automática de modelos, IA explicável e IA para o bem-estar social. Tem publicado artigos regularmente em um dos principais periódicos da área de Aprendizado de Máquina (Machine Learning Journal), dentre outros, e em conferências nacionais e internacionais da área de Inteligência Artificial. Faz parte do comitê editorial do Machine Learning Journal e da Revista Iberoamericana de Inteligência Artificial. Participa regularmente do comitê de programa de alguns dos principais congressos internacionais da área de Inteligência Artificial, além de ser revisora ad-hoc de diversos periódicos internacionais. Já coordenou/coordena projetos de pesquisa aprovados por órgãos de fomento, incluindo dois Projetos Universais CNPq, um Projeto "APQ1 FAPERJ" e um Projeto "Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ", todos na área de Inteligência Artificial.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0506389215528790
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9089-7303


Ana Cristina Bicharra Garcia

Professora titular no departamento de informática aplicada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pesquisadora CNPq

Possui doutorado e mestrado por Stanford University (Ph.D./1992), e engenheira civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Fez pós-doutorado em 2002 em Stanford University trabalhando na área de Ontologia, em 2013 no Massachussetts Institute of Technology trabalhando na área de Inteligência Coletiva e recentemente (2022) está no Massachussetts Institute of Technology trabalhando em Discriminação Algorítmica em sistemas financeiros. Ela possui vasta experiência acadêmica tendo orientado 11 teses de doutorado e 36 dissertações de mestrado. Publicou cerca de 45 artigos em periódicos e 160 artigos em anais de conferências. Possui h-index igual a 24 pelo Google Scholar. Também possui experiência aplicada. Ela fundou e coordenou o laboratório ADDLabs de 1996 a 2017, durante o período que trabalhou como professora na Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo professora titular de 2010 a 2017. No ADDLabs coordenou cerca de 20 projetos de P&D em Inteligência Artificial cujos sistemas foram implantados em empresas com altos retornos no investimento. Coordena projetos de cooperação internacional com Universidad Carlos III de Madrid, Universidade de Lisboa e MIT.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4879977915136752
ORCID - https://orcid.org/0000-0002-3797-5157


Clara Augusta d’Amaral Savelli

Doutoranda em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020-2024)

Estudando sobre o uso de Inteligência Artificial para produção de textos literários. Mestre em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019) com a dissertação "A Poética de Aristóteles, Ética e a Reação Humana à Ficção", onde estudou as relações entre ética e literatura, em especial tendo como base a Ética a Nicômaco (Aristóteles). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), onde estudou no trabalho de conclusão as conexões sobre direito e literatura e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), onde estudou a possibilidade de fazer um projeto de literatura para o desenvolvimento em Moçambique e licenciatura em Filosofia no Centro Universitário Claretiano (2020-2021). Escritora premiada, com diversos livros publicados para o gênero jovem adulto. Seu livro mais recente se chama "As Férias da Minha Vida" e foi publicado pela editora Intrínseca.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1661-6144
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0411122555503392 


Elizabeth Maria Freire de Jesus

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF)

Possui Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização na área de Sistema de Informação com Ênfase em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialização em Gestão e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola Politécnica (UFRJ/Politécnica). Atua como analista de sistemas e gerente de projetos (UFRJ/NCE). Na área da Ciência da Informação atua em estudos e pesquisas envolvendo os seguintes temas: ética e integridade na pesquisa, ética da informação, política de informação, regime de informação. Tem interesse na interlocução de questões sociotécnicas, políticas e éticas contemporâneas e, em particular, as que perpassam a construção e usos de artefatos computacionais e informacionais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Perfil-i – Perspectivas Filosóficas em Informação (IBICT/UFRJ), Grupo de pesquisa BRIET– Biblioteconomia, Representação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologia (IBICT/UFRJ). Pesquisadora do LARUHD – Laboratório em Redes de Humanidades Digitais (IBICT/UFRJ). Atua como professora colaboradora no curso de Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra (BCMT/UFRJ).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4275-7645
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8103850325598629 


Flavia Cristina Bernardini

Professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Ciência da Computação UNESP (1999) e mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo ICMC/USP (2002 e 2006). É uma das responsáveis pelo Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (D4Ctz), e atua como colaboradora no ADDLabs e no LabESI. Tem experiência na coordenação e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento desde 2007, envolvendo principalmente o desenvolvimento de sistemas que utilizam Inteligência Artificial, com maior ênfase em Aprendizado de Máquina, para diversos problemas em diferentes domínios de aplicação. Na última década, tem voltado seus interesses para a temática de Cidades Inteligentes, ambientes altamente sensoriados, como a Indústria 4.0, e dados governamentais abertos. Nesse contexto, coordena projetos de pesquisa e possui diversos trabalhos publicados, com diversas orientações de graduação, mestrado e doutorado concluídas e em andamento. Coordena também um programa para melhoria da qualidade da educação básica pública, envolvendo programação, pensamento computacional e robótica educativa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5935862634033333
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8801-827X


Flávio Luis de Mello

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, colaborador do Instituto Militar de Engenharia e do Centro de Defesa Cibernética

Flávio Luis de Mello possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1998), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2003) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial forte, inteligência de máquina, tecnologia da informação, defesa cibernética e modelos de computação. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2900718595063564


Luciana Salgado

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona e pesquisa na área de Interação Humano-Computador (IHC).

É líder do SERG.uff, Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica. É membra do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense desde 2016 e editora-chefe do Journal on Interactive Systems (JIS) desde 2020. É coordenadora científica do Comitê Especial Brasileiro de Interação Humano-Computador (CEIHC) - Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e membra do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (desde 2018), da SBC. É coordenadora do Projeto de Extensão #include <Meninas.uff>, que visa estimular e capacitar meninas em Tecnologia da Informação em parceria com Escolas Públicas Parceiras do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira teve projetos financiados pelo CNPq, FAPERJ, CAPES, Fundação AMD. É coordenadora do Projeto “Include Meninas: estimulando e formando meninas e mulheres na Computação por meio da Interdisciplinaridade, agraciado no Edital E_09/2021 – PROGRAMA MENINAS E MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS. É autora, junto com Clarisse de Souza e Carla Leitão, do livro "A Journey Through Cultures: Metaphors for Guiding the Design of Cross-Cultural Interactive Systems”, Springer, 2012", Springer, 2012. Recentemente, publicou o capítulo “Cultura na prática da computação: um desafio para o profissional da sociedade em rede” no livro Computação e Sociedade (2020).


Márcio Galvão

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atua no setor privado em empresa brasileira especializada em gestão de riscos, compliance e cybersecurity. Como Diretor de Desenvolvimento de software adquiriu experiência em arquitetura de microsserviços e tecnologias de computação em nuvem (Microsoft Azure). Atuou em projetos de gestão de riscos, privacidade, cybersecurity e uso de métodos quantitativos em análises de riscos (Open FAIR, simulação Monte Carlo). Nos últimos anos tem pesquisado sobre a criação de modelos de Machine Learning (regressão, classificação, clustering), uso das APIs do Microsoft Azure Cognitive Services, implementações de privacidade diferencial, detecção e mitigação de bias em algoritmos e uso ético e responsável da Inteligência Artificial. Certificado AI-900 (Artificial Intelligence Fundamentals), AZ-900 (Azure Fundamentals) e AZ-500 (Azure Security Engineer Associate) pela Microsoft. Certificados em R Basics, Data Visualization e Machine Learning pela Harvard University (via edX - HarvardX). Certificado de Mérito Acadêmico pela PUC-RJ (Filosofia - bacharelado interrompido em 2007). Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute). MBA em Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Certificado MCRM (Modulo Certified Risk Manager) pela Módulo Security Solutions. Certificado LSE-ETAI (Ethics in AI) em ética da inteligência artificial pela LSE (The London School of Economics and Political Science). Outros interesses: física, filosofia, lógica, filosofia da lógica, filosofia da linguagem e epistemologia.

Website: https://www.etica-ia.com/ LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcio-galvao-521182/ Academia.edu: https://marciogalvao.academia.edu/  


Marcos Tupinambá Martin Alves Pereira

Professor de Investigação de Crimes Eletrônicos e Coordenador do Grupo de Estudos sobre Investigações Policiais em Meios Digitais da Academia de Polícia do Estado de São Paulo

É bacharel em Direito com pós-graduação em Direito e Tecnologia da Informação (ESA/OAB/SP). Soma mais de 28 anos de experiência em Tecnologia, Segurança da Informação, Direito Digital e Privacidade de Dados. Dedica-se ao estudo de crimes e fraudes por meios eletrônicos, proteção da privacidade digital e forense computacional, além de pesquisar o comportamento humano relacionado ao uso de sistemas informatizados, tendo palestrado em mais 700 de eventos relacionados aos seus temas de estudo no Brasil e em outros países. Professor concursado de “Investigação de Crimes Eletrônicos” da Academia de Polícia do Estado de São Paulo – ACADEPOL. Professor da pós-graduação em Direito Digital e Compliance das Faculdades Damásio na disciplina de Crimes Eletrônicos. Professor da pós-graduação em Direito e Processo Penal da UNIFOR - Universidade de Fortaleza na disciplina de Crimes Eletrônicos. Professor do "Curso de formação de DPO ("Data Protection Officer/Encarregado de dados - LGPD) do INFI - Instituto FEBRABAN de Educação na disciplinas "Fundamentos para o DPO frente à LGPD". Palestrante do PNLD 2020, 2021 e 2022 (Programa Nacional de Lavagem de Dinheiro) e da ENCCLA 2021(Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro) - ambos do DRCI/MJSP – Nas áreas de crimes eletrônicos e fraudes documentais digitais. Palestrante e participante da elaboração das propostas do "I CiberCap - Seminário sobre a Capacitação das Unidades de Repressâo aos Crimes Cibernéticos" - MJSP - 2021 Membro da banca examinadora das monografias da pós-graduação em "Cyber Threat Intelligence" do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) - 2021 e 2022. Participante da Comissão de Estudo de Segurança da Informação da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Associado convidado e membro da banca examinadora do IBRASPD (Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados). Fundador e Coordenador do Laboratório de Análise de Crimes Cibernéticos (LACC) do DEIC – De Departamento Estadual de Investigações Criminais – SP de 11/2009 a 03/2013. Fundador e Coordenador Técnico do Laboratório de Análise de Crimes Eletrônicos (LAB E) do Departamento de Inteligência da Polícia Civil – SP de 11/2014 a 02/2019. Coautor do conteúdo programático do Curso de Inteligência Cibernética da DINT/SENASP/MJ (Diretoria de Inteligência / Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça) -2018. Membro da Comissão de Assessoramento na área de Inteligência Especializada, do INEP/Ministério da Educação de 2013 a 2014. Premiado como “MVP - Most Valuable Professional” pela Microsoft Corp. em 2011/2012/2013/2014/2015/2016 na categoria “Enterprise Security”. Obras publicadas: - Autor do caderno didático da disciplina de "Crimes Eletrônicos" do Curso de Alinhamento de Procedimentos de Polícia Judiciária e Perícia Criminal - SENASP/MJ - 2018. - Autor do capítulo de investigação cibernética do livro “Feminicídios – Diretrizes para o atendimento de local de crime e investigação de mortes violentas de mulheres” - Ed. Acadepol / SP - 2019. - Coautor do livro “Combate às Fake News” – Ed. Posteridade - 2019. - Autor do livro “Investigação Policial de Crimes Eletrônicos - Doutrina, Legislação, Procedimentos e Modelos” – Ed. Acadepol / SP - 2019. - Coautor do livro "Segurança Digital" - Ed. Atlas / SP - 2020.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mtupi


Márjory Da Costa-Abreu

Professora no Departamento de Computação da Sheffield Hallam University (Reino Unido)

Ela é Senior Fellow of the Higher Education Academy (SFHEA). Ela ocupa os cargos de Postgraduate Tutor in Computing and Informatics e Equidade, Diversidade e Inclusão do Departamento de Computação. Sua principal área de pesquisa é a inteligência artificial ética. Ela tem mais de 70 artigos científicos e supervisionou mais de 20 alunos. Ela também faz parte do conselho editorial e uma das Editoras Associadas do IET Biometrics. Márjory é FEMINISTA e ativista pelas mulheres em ciência.
https://orcid.org/0000-0001-7461-7570
https://www.shu.ac.uk/about-us/our-people/staff-profiles/marjory-da-costa-abreu


Marlo Souza

Professor Adjunto do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia e atua como presidente da Comissão Especial em Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN) e como membro do Comitê Gestor do Grupo de Interesse em Lógica (GIL) da Sociedade Brasileira de Computação

É Mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2010-2012) e Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012-2016), com doutorado-sanduíche na Universidade de Utrecht (Países Baixos), tendo realizado estágio pós-doutoral na área de Computação na Universidade de São Paulo (2021-2022) . No IC-UFBA, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação e atua como co-líder do grupo de pesquisa em Teoria da Computação, Lógica, Otimização, Combinatória e Algoritmos - ToLOCA e como membro dos grupos em Formalismos e Aplicações Semânticas - FORMAS e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - Onda Digital. Sua atuação em pesquisa concentra-se nas áreas de Representação de Conhecimento e Processamento de Linguagens Naturais, trabalhando em tópicos como Extração de Informações e Semântica Formal; Tecnologias de Linguagem, Ideologia de Linguagem e Viés Algorítmico; Computação e Sociedade. Sua atuação em extensão universitária inclui ações de letramento digital, promoção do Software Livre e de inclusão e diversidade nas áreas de Ciência e Tecnologia, em atuação conjunta com o grupo Onda Digital, a Sociedade Brasileira de Computação e a sociedade civil organizada.

https://orcid.org/0000-0002-5373-7271
https://formas.ufba.br/marlovss


Roberto Pinto Souto

Tecnologista do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) desde 2013

Possui graduação em Matemática Aplicada Computacional (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Sensoriamento Remoto (2000) e doutorado em Computação Aplicada (2006) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Trabalha na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Alto Desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: computação científica, avaliação de desempenho, aprendizado de máquina, programação paralela e arquiteturas massivamente paralelas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2081-0751 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1471432563506193


Simone Souza

Professora universitária do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), onde leciona na área de Processo Civil e prática Forense desde 2002

É membro do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais (LAFEP), Membro da (ANEP) Membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO). É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Direito, Negócios e Instituições pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF. É especialista em Inteligência artificial e novas tecnologias no Direito pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN) e em Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), advogada.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4034314654008042
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/simone-souza-4b00b0142/


Thaiane Oliveira

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição

Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab). Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo da Unesco. É membro do Global Artificial Intelligence Network for Social Good, do programa Information For All Programme, da Unesco. Fundadora da rede Latmetrics, consolidada em 2018, que reúne mais de 200 pesquisadores da América Latina para discutir e desenvolver métricas e indicadores alternativos para avaliação da ciência. Co-coordenadora de projeto de cooperação internacional com a Universidade de Zurique (Suíça) sobre Teorias da Conspiração relacionadas à ciência a partir de perspectiva comparada e é membro de projetos de cooperação internacional com India Centre of Excellence in Information Ethics (ICEIE), Centre for Digital Learning, Training and Resources (CDLTR), University of Hyderabad (India), Information Ethics Network for Africa (IEN4A), Future Africa, University of Pretoria (South Africa), Russian National IFAP Committee, Interregional Library Cooperation Centre (Russian Federation), International Centre for Information Ethics (ICIE) e l?Institut International de la Recherche Scientifique (Morocco), além de coordenação de projetos nacionais envolvendo diversas instituições do Brasil. Tem pesquisado desinformação relacionada à ciência, disputas globais, políticas e epistêmicas sobre a informação científica e os processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação e tecnológico para enfrentamento à desinformação, com foco em administração de conflitos informacionais. Seus atuais interesses de pesquisa são: desinformação relacionada à ciência, disputas sobre a informação e comunicação científica, educação científica e circulação e políticas de avaliação da produção de conhecimento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4073806576367509
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8588-3548